Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010
OSVALDO LOPES RIBEIRO, nascido em 28 de fevereiro de 1936, na Fazenda “Roduleiro”, Município de Sento-Sé-Estado da Bahia, Filho de João Cursino Ribeiro e Virgulina Lopes Ribeiro, neto de André Cursino Ribeiro e Gertrudes Umbelina Ribeiro (Paternos); e de José Quintino Lopes E Onília Pereira de Almeida (Maternos), registrado na Cidade de Campo Formoso – Bahia. Casou-se na Igreja Católica em 14 de outubro de 1951, no Povoado de Mimoso, e no civil 15 de novembro de 1961, na Cidade de Jacobina-Bahia, com sua prima paterna JUDITH MARTINS LOPES RIBEIRO, com quem teve quatro filhos de nomes OSMÁRIO LOPES RIBEIRO, advogado, ORAIDE LOPES RIBEIRO, professora, (falecida em 30 de agosto de 1979), OSVALDO LOPES RIBEIRO JUNIOR, biólogo e agrônomo, e ORLEIDE RIBEIRO GONÇALVES, pedagoga. O seu primeiro neto chama-se OSVALDO LOPES RIBEIRO NETO, seguido de ORAIDE RIBEIRO CONÇAVLES e ANDRE RIBEIRO GONÇALVES (filhos de Orleide); LEONARDO BENEVIDES RIBEIRO e TAMARA MAIARA BENEVIDES RIBEIRO (filhos de Osvaldo Junior); ANA AMALIA SOUZA RIBEIRO, JOÃO VITOR DE MEDEIROS LOPES RIBEIRO, ANA VITORIA DE MEDEIROS LOPES RIBEIRO e ANA LUIZA DE MEDEIROS LOPES RIBEIRO (filhos de Osmário).

Tendo casado com 15 anos de idade, começou a trabalhar na compra de pedras semipreciosas no Povoado de Mimoso, vendendo cereais comprados nas Cidades de Feira de Santana e Senhor do Bonfim, aprendendo a dirigir JEEP com o Sr. José Facho, Delegado do Povoado de Mimoso e forte comprador de pedras, isto até 1953. Em 10 de janeiro de 1954, foi para São Paulo, permanecendo somente oito meses por não ter idade para ingressar no mercado de trabalho. Ao retornar foi morar em Xique-Xique, trabalhando com o tio e sogro JOSÉ MARTINS RIBEIRO, como motorista e na exploração de garimpo em Poço do Burro, município de Gentio do Ouro. Em 1955, foi morar em Jacobina-Bahia, onde iniciou sua atividade como garimpeiro na Serra do Ouro, mudando em seguida de ramo passando a trabalhar como motorista de seu tio Leonel Lopes de Almeida, e, posteriormente, passou a trabalhar por conta própria tendo o seu primeiro caminhão CHEVROLET, em 1960, fazendo o comercio de compra e venda de cereais entre as Cidades de Jacobina, Jussara e Salvador, em companhia de seus irmãos Armando,Getulio e Clésio.

Em 1962, esteve na Minas de Cabeludas, quando então foi influenciado e convidado a se candidatar a Vereador pela UDN, tendo sido eleito e o mais votado.

Em 1966, novamente influenciado e convidado, dessa feita, pelo então Deputado Estadual Durval Barbosa e Manoel Alves da Silva, popularmente conhecido por Manoel de Zeca, elegeu-se Prefeito de Sento-Sé, pela ARENA, tendo como adversário o Sr. Plácido Martins Duarte, tomando posse em 07 de abri de 1967 com mandato até 06 de abril de 1971, quando, então, elegeu seu sucessor Sr. DEMOSTENES CARVALHO VALVERDE, para um mandato de dois anos, em reconhecimento ao apoio decisivo da família Sento-Sé, sob a liderança de Dr. Demóstenes Nunes Sento-Sé e sua esposa e filha Maria Hilda Campos Sento-Sé e América Carvalho Valverde,respectivamente.

Nessa época, sentindo ele a necessidade de se aprimorar passou a estudar fazendo o curso intensivo denominado madureza, chegando a fazer o segundo grau e um curso de contabilidade na Cidade de Jequié-Bahia, concorrendo ao vestibular para Direito na Cidade de Souza, Estado da Paraíba, não obtendo aprovação por não ter conseguido um só ponto na prova de inglês.

Em 15 de novembro de 1971 foi candidato único, tendo encerrado seu mandato de 31 de dezembro de 1977, assumindo a Prefeitura o Sr. Joaquim Domingos da Silva (Quinzinho), na condição de Presidente da Câmara Municipal, por força de Decreto do Governo Federal, passando o município a ser considerado área de segurança nacional em função da construção da barragem de Sobradinho, quando, em 13 de maio de 1977, assumiu a Prefeitura o Bel. Demóstenes Nunes Sento-Sé, nomeado pelo Governador do Estado Dr. Roberto Santos, permanecendo no poder até a sua morte,sendo substituído por outro Presidente da Câmara José Marques Sobrinho, até a posse do Sr. Joaquim Domingos da Silva (Quinzinho), voltando o Prefeito a ser eleito pelo voto popular.

Em 1982 elegeu-se novamente a Vereador pelo PARTIDO DEDOCRATICO SOCIAL- PDS, com mandato de seis anos.

Em 1988 candidatou-se mais uma vez a Prefeito pelo PARTIDO DA FRENTE LIBERAL – PFL, disputando a eleição com o Sr. JANDIR DA SILVA SENTO-SÉ,saindo este vitorioso.

Em 1990 candidatou-se a Deputado Estadual pelo PRN,conseguindo a primeira suplência.

Em 1992, disputou novamente a eleição para Prefeito com os Senhores: João Leopoldo Sento-Sé, Ednaldo do Santos Barros, Welton Rocha, Sergio Vieira, Domingos Manoel dos Santos e Jairo Nunes Sento-Sé, com a vitória do primeiro.

Finalmente, no Governo de Juvenilson Passos dos Santos, exerceu o Cargo de Secretario de Agricultura e, posteriormente, o de Chefe da Controladoria Interna, com curso e treinamento feito em Salvador-Bahia, o que vem registrar o quanto esse cidadão tinha determinação para a vida pública. A prova é tanto, que nessa oportunidade necessário se faz o registro dos seus feitos.

No seu primeiro governo, em plena ditadura militar, quando os Prefeitos viviam mendigando recursos junto aos Governos Estaduais, os municípios sobreviviam do FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS – FPM. Esse fundo era, como ainda é, formado pelo Imposto de Renda e do Imposto sobre produtos industriados- IPI – onde o Governo Federal ficava com 75%, os Governadores 20% e os Prefeitos 5%.Hoje, após a constituição de 1988, o bolo foi dividido com mais justeza passando os governadores a receber 27% e os Prefeitos 23%, com um incremento de quase cinco vezes mais o que recebiam na época.

Dentre as inúmeras obras por ele edificadas pode se citar as seguintes:

01- construção de novo prédio da Prefeitura;

02- fundou o primeiro Colégio denominado “Custodio Sento-Sé;

03- construção da estrada que liga antigo Tombador a Cidade de Juazeiro-Bahia, permutada pela Ba-210

04- pavimentação de ruas e praça da Cidade;

05- construção de sanitários e banheiros públicos;

06- construção da Casa do Juiz;

07- ampliação e melhoramento da rede de energia elétrica da Cidade;

08- iluminação dos Povoados de Junco, Mimoso, Bom Gosto,Cabeludas;

09- criação e construção do Prédio Escolar Juca Sento-Sé;

10- recuperação e ampliação do Prédio Escolar Antonio Balbino, encontrado em total estado de abandono, inclusive, sem o telhado;

11- funcionamento do hospital e contratação dos médicos Reinaldo Braga e Guilherme e Wilson;

12- derrubadas de casas de taipa no meio das ruas e construção de outras como permuta;

13- abertura de avenida de acesso à cidade;

14- recuperação e melhoramento da banca de acesso à margem do rio;

15- instalação de água encanada na cidade;

16- construção de açougue público;

17- estrada que liga o município ao de Jussara;

18- aquisição de carros e maquinários, a exemplo de pá carregadeira, trator esteira, caçambas;

19- construção de barragens no interior do município;

20- perfuração de poços artesianos;

21- construção de dezenas de prédios escolares no interior do município, destacando dentre eles o construído no Povoado de Bom Gosto, onde hoje estuda dois mil alunos do município de Umburanas;

22- calçamento, abastecimento de água, prédio escolar e cadeia publica no Povoado de Cabeludas;

23- abertura de estrada de acesso a serra do Mimoso;

24- construções de pontes nas estradas de cajuí e Cabeludas;

25- primeiro sinal de televisão da nova Cidade;

26- escolha da nova sede do município com visão de futuro em função das terras próprias para a agropecuária;

27- reforma e ampliação da cadeia publica;

28- construção de casas de farinha no interior do município;

29- distribuição de merenda escolar em todo o município sob a coordenação do Padre Marc Tillia.

No dia 31 de julho de 2004, 01 hora de manhã, veio a falecer em plena atividade, aos 68 anos de idade, em decorrência de ataque do miocárdio, na clinica NEUROCARDIO na Cidade de Petrolina- Pernambuco e sepultado na Cidade de Sento-Sé, no Cemitério Jardim da Saudade, sendo o primeiro Prefeito sepultado na Cidade.


Fonte: OSMÁRIO LOPES RIBEIRO

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Bolsa Família

Consulte Aqui!

Portal da Transparência

Saiba como Governo Federal aplica o dinheiro público nos municípios.

Controladoria Geral

Informe-se sobre o uso do dinheiro público.

Tesouro Nacional

Acompanhe as transferências realizadas aos estados e municípios.

ANEEL

Totais destribuídos, Compensação Financeira e Royalties aos municípios.
Consulte os valores repassados aos municípios referentes à ICMS, IPVA, IPI e FIES.

Quem sou eu

Minha foto
Jackson Coelho, casado, 03 filhos, natural de Sento-Sé Bahia, residente na cidade de Sento-Sé, garimpeiro,evangelico, professor, exerceu o cargo de vereador por dois mandatos consecutivos pelo PT de Sento-Sé. Atualmente é 1º suplente de vereador pelo Partido dos Trabalhadores.

Seguidores